DECODIFICANDO A ARQUITETURA

Quanto mais pesquiso sobre o que acontece no mundo na área de mídias, mais me surpreendo como uma idéia simples, quando aplicada com cr iatividade, pode transformar paradigmas e modificar costumes. Os QR CODES, amplamente difundidos no Japão, trazem um novo mundo em nossas mãos. Permitem que com uma imagem (um diagrama que mais parece um dominó chinês) capturemos com nosso celular uma mensagem (que pode ser um link,um texto, um telefone, etc.). Assista aos vídeos no YouTube: http://migre.me/14fy e http://migre.me/14fE Escute o podcast explicativo: http://migre.me/141I O uso desta tecnologia na área da arquitetura e urbanismo pode transformar o modo como lemos a nossas cidades e edificações. Imagine que os painéis do Instituto do Mundo Árabe de Paris, fossem diagramados com mensagens em QRcode. Além do efeito gráfico natural, o edifício poderia comunicar mensagens muito além da visual. Talvez seja a primeira tecnologia que, de fato, permita a realidade ampliada na leitura da cidade, ou seja, incrementar a experiência sensorial com informações complementares sobres os lugares e edifícios da cidade. Fico imaginando: assim como em Brasília é possível "ler" o avião do plano piloto, cidades poderiam ter o desenho de sua ocupação em QR CODE, ou de uma PRAÇA, e serem capturadas por celulares em voos domésticos e conversar com seus visitantes, levá-los a sites de informação sobre a cidade e muitas outras possibilidades Quais aplicações mais podemos imaginar para ampliar a experiência urbana? Comente... (2621)

6 comentários. Faça o seu!:

Anônimo disse...

Embasbacado
O título já diz tudo. Um novo mundo de códigos está aberto...
14/05/2009 21:33:27
PROF FERNANDEZ

Ramiro Gonçalez disse...

Universo paralelo,criptografia e novo.
O novo é inusitado. Esta nova tecnologia bi-dimensional me fez pensar em em 3 etapas: 1a) O que diabo é isso? respondido fui p a próxima; 2a) Mas para que serve? Qual a utilidade? 3a) Será que posso criar outros usos?
A 3a resposta é a que realmente importa. E esta é sina do sec 21, não ser expectador e sim agente da mudança. Cada um pode criar um uso diferente p. esta tecnologia. PARABÉNS PELO POST

Ramiro

Anônimo disse...

Consegui!
Pinna.. decifrei o QR Code que vc me deu... cheguei no link do seu blog heheh
muito legal isso!
vou fazer um pra mim também.. e distribuir por aí

Guilherme Adad

Gisele Pinna disse...

NOSSO PAPEL

Concordo Ramiro. Isso é ser cidadão do nosso mundo. Modificar a nossa área de conhecimento propondo solucões que somente nós podemos pensar. Eu não me canso de encontrar usos para a Arquitetura.
Por GISELE PINNA BRAGA

Gisele Pinna disse...

PASSE PARA ALGUÉM CURIOSO

É isso aí Gui! Sabia que ia conseguir. Agora é só passar para outra pessoa tão curiosa quanto você e falar: Guarde na carteira e quando decifrar passe adiante. Abs
Gisele

Gabriel Primeiro disse...

E onde eu faço o meu QR Code?

Postar um comentário